Sala de Imprensa
 
 
   

UTI SEM MEDO

AMIB quer desmistificar a internação em UTI e lança Campanha nacional ”Orgulho de Ser Intensivista” para valorizar o médico intensivista e equipe e conscientizar a população sobre a Medicina Intensiva e os benefícios ao paciente quando ele é tratado por um profissional especializado.

 

Até bem pouco tempo, UTI era sinônimo de medo, hoje, é de proteção. Desmistificar a estada de um paciente em um leito de UTI tem sido uma importante missão para a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). “É preciso mudar a ideia de que pacientes vão para a UTI para morrer e, assim, diminuir o medo desse tipo de internação. A unidade é destinada para os doentes críticos ou aqueles que correm o risco de apresentar quadros mais graves. É extremamente importante que os pacientes, os familiares e a população em geral saibam que dentro UTI há intensivistas qualificados para tratá-los nesse momento tão difícil, que estão ali para cuidar deles da melhor maneira possível e têm o conhecimento e as ferramentas para fazer isso. Por isso, a população deve requerer a presença do intensivista titulado na UTI, pois terá mais segurança e um melhor atendimento”, diz o dr. José Mário Teles, presidente da Comissão de Defesa do Exercício Profissional da AMIB.

A AMIB, nos seus quase 30 anos de atuação, defende que toda UTI deva ter pelo menos um médico especializado em Medicina Intensiva. “Estudos indicam que uma UTI com um médico intensivista qualificado apresenta menor tempo de internação, menor mortalidade e melhor qualidade de vida pós-alta para o paciente, que volta mais rápido para suas atividades diárias, com melhor preservação de suas atividades neurológicas Em contrapartida, uma UTI sem profissionais capacitados tende a apresentar gastos maiores e menor resolutividade, acarretando taxas mais baixas de sobrevida e maior mortalidade”, explica dr. Álvaro Réa-Neto, presidente da AMIB.

No Brasil, os dados são desanimadores, cerca de 53% das UTIs não têm sequer um médico intensivista titulado. Por isso, a valorização desse profissional e o incentivo para que cada vez mais médicos que atuam nas UTIs brasileiras procurem se especializar são fundamentais. Para tal, a AMIB lançou neste mês a campanha nacional inédita, intitulada “Orgulho de Ser Intensivista”.  Além da valorização do profissional que atua na Medicina Intensiva, seus principais objetivos são conscientizar a população sobre o trabalho do médico intensivista e de sua equipe e destacar sua importância dentro da UTI.

A Campanha - Voltada para os próprios intensivistas, para pacientes, familiares e população, para profissionais de saúde que atuam em outras especialidades, como os denominados pares (aqueles que entregam o paciente na UTI e depois o recebem na alta), para profissionais das áreas administrativa e de recursos humanos dos hospitais e para estudantes de medicina, a campanha contará com diversas ações. 

Cada público-alvo terá materiais impressos exclusivos, como cartilhas e cartazes explicativos, que serão distribuídos em UTIs de todo o País. No caso da população, por exemplo, as cartilhas trazem as mensagens “A UTI não é bicho papão. Lá dentro, existem príncipes e princesas”, direcionada a UTIs pediátricas, e “Um médico Intensivista acolhe você nos dias mais difíceis de sua vida, para que depois você tenha muitos dias de tranquilidade”, para as unidades adultas. Para os médicos, a cartilha diz, “Intensivista: a AMIB está zelando por você com o mesmo cuidado com que você cuida de seus pacientes”; há ainda uma cartilha para estudantes, incentivando o conhecimento da especialidade, “Você, estudante de medicina, tem a vida toda pela frente. Conheça seus colegas intensivistas que têm muitas vidas pela frente”. Os cartazes serão distribuídos e afixados nas diversas Unidades de Terapia Intensiva do país, com os seguintes dizeres: ”Nós não recebemos pacientes, nós acolhemos pessoas” e “Vários caminhos podem levar à UTI. Para o Médico Intensivista e sua equipe, todos os caminhos conduzem à vida”.

Para ampliar o alcance do projeto, foi disponibilizado o hotsite www.orgulhodeserintensivista.com.br, no qual os internautas podem acompanhar todas as ações, bem como pesquisar sobre a Medicina Intensiva, o trabalho do intensivista e os termos usados na especialidade, para familiarizarem-se com o ambiente.

A campanha será finalizada no dia 10 de novembro, Dia do Intensivista, com uma ação de prestação de serviço à população, quando uma UTI cênica, na cidade de São Paulo, estará montada em um local público e contará com intensivistas para tirar dúvidas das pessoas sobre o profissional que atua na Terapia Intensiva e o funcionamento das UTIs. A ação contará ainda com a participação dos “Doutores da Alegria”, grupo de reconhecida importância na campanha pela humanização do ambiente hospitalar.

Dados Brasil

  • A Medicina Intensiva surgiu no Brasil na década de 1960, foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 1992 e em 2002 pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM)
  • No Brasil, há aproximadamente 29 mil leitos de UTIs (somando adulto, pediátrico, neonatal, queimados e intermediárias).
  • Apenas 53% das UTIs brasileiras contam com pelo menos um médico intensivista titulado.
  • Os problemas mais relevantes relacionados às UTIs no Brasil são a má distribuição regional das mesmas e dos especialistas, bem como a escassez dos titulados em Medicina Intensiva.

 

Informações para a imprensa AMIB
Plano A Comunicação em parceria com a Adapt Eventos
Luciana Mira – Mtb. 31.247
Tel.: 11 5098-1111/ cel.: 11 9756-1012
e-mail: luciana@planoapp.com.br

Teca Pereira – Mtb. 19.000
Tel.: 11 5098-1111 / cel.: 11 9214-7117
e-mail: teca@planoapp.com.br




Saiba mais...

 

Público Geral - Uti adulto e Pediátrica
Você sabe quem é o Médico Intensivista?
Você sabe como funciona uma UTI?
Saiba mais...

   
 

Médicos Intensivistas e Profissionais de UTI
A campanha exalta a valorização do título de especialista em Medicina Intensiva
Saiba mais...

   
 

Médicos e demais Profissionais de Saúde
Queremos mais do que receber seus pacientes de risco. Queremos acolher pessoas
Saiba mais...

   
 
Universitários
Torna-se um médico intensivista pode ser um ótima opção para você que busca grandes realizações
Saiba mais...

Veja também:

Mensagem dos Patrocinadores...

Divulgação...




 

 
Conheça a Campanha Impressa
 
 
Cartaz 1
420x524mm
Arquivo PDF
 
 
Cartaz 2
420x524mm
Arquivo PDF
 
 

Cartilha dos
Intensivistas
210x297mm
Arquivo PDF

 
 

Cartilha dos
Pares Profissionais
210x297mm
Arquivo PDF

 
 

Cartilha
UTI Adulta
210x297mm
Arquivo PDF

 
 

Cartilha
UTI Pediátrica
210x297mm
Arquivo PDF

 
 

Cartilha dos
Universitários
210x297mm
Arquivo PDF

 
 

Todos o direitos reservados a AMIB - Desenvolvimento: Plano A Publicidade e Propaganda - Em parceria com Adapt Eventos e Tecnologia